sexta-feira, 30 de julho de 2010

Palanca Cimentos lança fábrica no Lobito

 Palanca cimentos investe 380 milhões de euros [460 milhões de dólares]e vai produzir 1,6 milhões de toneladas de cimento por ano. A unidade cria 500 empregos !

Torna-se um dos maiores operadores cimenteiros angolanos, evitando importações e "estimulando o desenvolvimento dos sectores das Obras Públicas e Imobiliário".  

O calcário, um elemento fundamental no fabrico do cimento, será recolhido numa área de 200 hectares, concessionada à Palanca. A argila e o gesso estão também disponíveis na região.

A Palanca Cimentos, um projeto constituído pelo grupo angolano Gema e pela Camargo Corrêa Escom Cement.

Para a distribuição do cimento, a Palanca irá criar centros de distribuição com transporte ferroviário, marítimo e rodoviário, operando nas regiões de Luanda, Benguela, Huambo e Lubango.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Fadista Marisa e o Mestre do Semba, Paulo flores, Juntos !

Francisco Ribeiro Telles, descreveu hoje este concerto como uma forma de “mostrar a união entre os dois países” em cima do palco, dando corpo ao “momento alto das relações” de Luanda e Lisboa.

O concerto, que terá ainda em palco o angolano Big Nelo e os portugueses NuSoulFamily, é oferecido pela embaixada de Portugal, a propósito da visita de Cavaco Silva. O concerto, com início às 18:00 de domingo, vai ter cerca de duas horas e meia, com apresentação do grupo angolano de humoristas Tuneza.



Ribeiro Telles acrescenta dizendo que "a verba a realizar com a venda dos 15 mil bilhetes reverte para o Hospital Pediátrico de Luanda na sua totalidade ! "




O cheque com a verba realizada vai ser entregue à direção do hospital por Maria Cavaco Silva quando visitar aquela unidade hospitalar – no dia 20, de acordo com um programa ainda a confirmar.

O estádio dos Coqueiros, em Luanda, será palco de um concerto com a fadista Mariza e o mestre do Semba, Paulo Flores.

Chefe de Estado Português estimula o desenvolvimento social nos diferentes domínios [não apenas o económico] durante a visita presidencial !

A visita a Angola do Chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, que inicia dia 18 do corrente mês, marcará a excelência das relações entre os dois países.

"A ideia do presidente português é a de sinalizar a importância que tem a presença de portugueses e das empresas portuguesas em Angola nos diferentes domínios para o desenvolvimento social e não apenas o económico".

Chefe de Estado português, Aníbal Cavaco Silva, irá igualmente participar da Oitava Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP que a capital angolana irá acolher no dia 23 do presente mês.

terça-feira, 13 de julho de 2010

As primeiras jornadas [Caminhadas ou Passos] da Ciência presente no Lobito !

Instituto Médio Politécnico do Lobito, criado em 2007, organizou as primeiras jornadas da Ciência, Tecnologia e Cultura durante três dias, tendo finalizado durante o dia de ontém. O Tema da jornada foi "O Ensino Técnico em Angola", e esteve sob direcção do director nacional do ramo António Alexandre.





Os participantes, entre professores ligados ao ensino técnico e profissional, bem como gestores de empresas industriais e petrolíferas, abordam ainda hoje os aspectos ligados à importância do planeamento da manutenção de máquinas na indústria.







Considerou-se o Ensino Técnico Profissional como pilar para um país que está relançado na reconstrução e construção de várias estruturas económicas.